sábado, 13 de fevereiro de 2021

Um Carnaval de Saudades

Foto de Ibolya Toldi no Pexels

Esse ano, não tem Carnaval.

As multidões estão proibidas, e os Arlequins estão chorando amores em suas casas.

A sexta não foi mais leve. Reuniões de Zoom não substituem sorrisos coloridos de corredor.

Rei Momo não pegou a chave. As máscaras não são de carnaval, e o álcool é em gel.

Os ambulantes vendem adereços contra o vírus. O vírus não é ter purpurina por todo o corpo até semana que vem.

Milton Cunha vai comentar um Sambódromo vazio. Abram alas, as Velhas Guarda são prioridade - nos postos de vacinação. Portelenses e Mangueirenses rezam juntos em seus barracões empoeirados, para que ano que vem seja diferente. O Maior Espetáculo da Terra está mudo.

"Ah, é um feriadão, dá pra descansar".

Descansar um corpo que não se cansou de ir e vir, e uma mente que já não sabe o que fazer para sobrepor vontades. Vontade de ir ali e encher a cara, e o único álcool ser o da caipirinha. Vontade de ir, vir e não voltar carregando o medo do vírus. Vontade de olhar as pessoas na rua e não julgar quem não se importa em ajudar a matar mais de mil brasileiros por dia. De não saber o que é média móvel, cepa, variante, PCR, comorbidade, colapso do sistema de saúde.

Existia um tempo em que oxigênio era abundante e disponível para todos. Nesse tempo, havia bloquinho, havia latão, calor e sacolé de sei lá que bebida, havia gente-pacarai-no-Cordão-da-Bola-Preta-meu-Deus-que-absurdo. Havia alegria e choro, e aquela alegoria que batia na torre de transmissão. Havia o time do não me importo vou pro Hotel Fazenda, e o bairrismo do samba versus frevo versus axé versus paulista não sabe sambar.

O lança-perfume esse ano é o gás lacrimogêneo para quem não conseguiu aceitar a não-aglomeração. A ousadia é ir e vir, a irreverência é compartilhar memes de outros carnavais. O Espírito do Carnaval está quieto, cuidadoso, e sussurra na alma de cada folião na fila da vacina: vai passar... vai passar... 

Vai passar! Tem que passar... "Vai passar, nessa avenida um samba popular"... Esse ano não, Chico. Os paralelepípedos estão quietos.

Esse ano, não tem Carnaval.

Um comentário:

  1. O espírito do Carnaval vai sobreviver, ano que vem vamos colocar o bloco na rua... 👯‍♀️

    ResponderExcluir